Dicas valiosas de como melhorar a performance do seu site WordPress

O primeiro passo é testar a performance do seu site usando o PageSpeed Insights, que é uma ferramenta de diagnóstico e mede o desempenho do seu site sugerindo formas para melhorar o desempenho do seu WordPress.

Ele não mede efetivamente a velocidade de carregamento, mas verifica os aspectos importantes para desempenho e dá dicas valiosas de performance, como habilitar o cache, reduzir o tamanho das imagens e etc. Com o PageSpeed você aprenderá boas práticas que irão refletir não apenas no desempenho do seu site, mas também trará um impacto positivo no SEO.

  • Mantenha o WordPress atualizado: normalmente as versões mais atualizadas possuem códigos otimizados para reduzir o consumo de recursos no seu site. Além disso, a atualização normalmente garante melhorias na segurança e no banco de dados.
  • Remova componentes e plugins desnecessários: faça constantemente uma análise dos plugins e widgets em uso. Caso não utilize muito um plugin ou perceba que um plugin específico utiliza muitos recursos, opte por desabilitá-lo.
  • Habilite plugins de cache: o WP Super Cache é uma boa opção, já que é um plugin simples e fácil de gerenciar, mas se precisar de um plugin mais avançado e rico em funcionalidades, a dica é o W3 Total Cache.
  • Evite spam e bots: para evitar spam, a recomendação é utilizar plugins como o Akismet (que é muito leve) ou o Captcha.

Com essas dicas valiosas de performance, tenho certeza que não terá mais problemas de performance e desempenho no seu site.