4 Dicas de como Melhorar a Segurança do seu Site WordPress

São grandes as chances que você use o WordPress para criar um site pessoal, de empresa ou mesmo uma loja – afinal, a plataforma move mais de 30% de toda a web e é, de longe, a mais popular.

Por isso, você já deve ter ouvido falar que, assim como qualquer software, o WordPress está propenso a vulnerabilidades de segurança. De fato, por ser o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular, acaba também sendo alvo preferido de ataques automatizados, o mesmo que acontece com o sistema operacional Windows, que é mais visado por ser mais popular (em comparação ao macOS, Linux, etc).

 A boa notícia é que ações simples podem melhorar substancialmente a segurança do seu site.

Confira as nossas dicas:

PRIMEIRA DICA: mantenha o WordPress sempre atualizado.

Versões antigas do WordPress são um risco certo.

Sua versão do WordPress está desatualizada? Então seu site está exposto a diversas vulnerabilidades conhecidas e exploradas por hackers.

Lembre que apenas 1 vulnerabilidade já é algo sério e que exige atenção. Dezenas ou centenas, então, é como deixar uma placa de “boas-vindas” para hackers e bots maliciosos.

Como a comunidade de desenvolvedores é grande, vulnerabilidades são corrigidas rapidamente – às vezes em questão de horas após serem descobertas. Para sites bem atualizados, o impacto é mínimo.

SEGUNDA DICA: Mantenha atualizado seus temas e plugins, e não use plugins descontinuados ou que não são atualizados com frequência.

Sempre procure temas e plugins com boas avaliações na comunidade e que são atualizados frequentemente, e não esqueça de periodicamente atualizar seu tema e plugins para evitar deixar brechas de segurança.

TERCEIRA DICA: Certificado de segurança SSL é essencial.

Entre em contato com sua hospedagem e solicite este serviço, pois ele realmente vale a pena e ajuda muito a tornar o seu site mais seguro, além de ajudar no SEO e confiabilidade entre outros benefícios.

QUARTA DICA: Instale um plugin de segurança.

Existem diversos plugins que fornecem um serviço de segurança muito completo e ajudam muito a proteger seu site, alguns dos serviços que eles oferecem são:

  • Monitoramento ativo de segurança
  • Verificação de arquivos
  • Verificação de malware
  • Monitoramento de lista de bloqueio (blacklist)
  • Aumento de segurança
  • Ações pós-ataque
  • Firewalls
  • Proteção contra-ataques de força bruta
  • Notificações quando uma ameaça de segurança é detectada

Os 5 plugins de segurança mais utilizados pela comunidade ultimamente são:

  1. Sucuri Security – Auditing, Malware Scanner and Security Hardening
  2. iThemes Security
  3. Wordfence Security
  4. WP fail2ban
  5. All In One WP Security & Firewall

Todos eles mesmo na versão gratuita ajudam muito o seu site e são muito bons.

Evite a dor de cabeça: leve a segurança a sério, seguindo estas quatro dicas simples você dificilmente enfrentará problemas maiores.