São grandes as chances que você use o WordPress para criar um site pessoal, de empresa ou mesmo uma loja – afinal, a plataforma move mais de 30% de toda a web e é, de longe, a mais popular.
Por isso, você já deve ter ouvido falar que, assim como qualquer software, o WordPress está propenso a vulnerabilidades de segurança. De fato, por ser o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular, acaba também sendo alvo preferido de ataques automatizados, o mesmo que acontece com o sistema operacional Windows, que é mais visado por ser mais popular (em comparação ao macOS, Linux, etc).
A boa notícia é que ações simples podem melhorar substancialmente a segurança do seu site.
Confira as nossas dicas:
PRIMEIRA DICA: mantenha o WordPress sempre atualizado.
Versões antigas do WordPress são um risco certo.
Sua versão do WordPress está desatualizada? Então seu site está exposto a diversas vulnerabilidades conhecidas e exploradas por hackers.
Lembre que apenas 1 vulnerabilidade já é algo sério e que exige atenção. Dezenas ou centenas, então, é como deixar uma placa de “boas-vindas” para hackers e bots maliciosos.
Como a comunidade de desenvolvedores é grande, vulnerabilidades são corrigidas rapidamente – às vezes em questão de horas após serem descobertas. Para sites bem atualizados, o impacto é mínimo.
SEGUNDA DICA: Mantenha atualizado seus temas e plugins, e não use plugins descontinuados ou que não são atualizados com frequência.
Sempre procure temas e plugins com boas avaliações na comunidade e que são atualizados frequentemente, e não esqueça de periodicamente atualizar seu tema e plugins para evitar deixar brechas de segurança.
TERCEIRA DICA: Certificado de segurança SSL é essencial.
Entre em contato com sua hospedagem e solicite este serviço, pois ele realmente vale a pena e ajuda muito a tornar o seu site mais seguro, além de ajudar no SEO e confiabilidade entre outros benefícios.
QUARTA DICA: Instale um plugin de segurança.
Existem diversos plugins que fornecem um serviço de segurança muito completo e ajudam muito a proteger seu site, alguns dos serviços que eles oferecem são:
- Monitoramento ativo de segurança
- Verificação de arquivos
- Verificação de malware
- Monitoramento de lista de bloqueio (blacklist)
- Aumento de segurança
- Ações pós-ataque
- Firewalls
- Proteção contra-ataques de força bruta
- Notificações quando uma ameaça de segurança é detectada
Os 5 plugins de segurança mais utilizados pela comunidade ultimamente são:
- Sucuri Security – Auditing, Malware Scanner and Security Hardening
- iThemes Security
- Wordfence Security
- WP fail2ban
- All In One WP Security & Firewall
Todos eles mesmo na versão gratuita ajudam muito o seu site e são muito bons.
Evite a dor de cabeça: leve a segurança a sério, seguindo estas quatro dicas simples você dificilmente enfrentará problemas maiores.