Qual a diferença entre Newsletter e envio de SPAM

Muita gente confunde newsletter com spam, isso é bem comum, poucas pessoas sabem a diferença e a importância desta prática ferramenta de comunicação. A newsletter possibilita um canal direto com o público-alvo de sua empresa, além disso é rápido, fácil e barato. A diferença entre a newsletter e spam, é que para recebê-la você precisa inscrever-se, em geral ao preencher um cadastro ou formulário online, o que já a deixa em vantagem, fazendo com que as empresas que as utilizem tenham suas expectativas atendidas e até superadas.

Newsletter é uma expressão americana, que foi incorporada ao nosso uso, que literalmente significa boletim informativo. Como todo boletim ele é periódica, com conteúdo, linha editorial, linha visual, alguma inclusive tomaram o formato de jornal, impressa, mas o mais comum é por meios eletrônicos, em especial, via e-mail.

Diferente do e-mail marketing ou da mala direta, que visam resultados imediatos, chamando atenção para promoções, estimulando ações imediatas por meio de algum benefício, a newsletter está mais focada em produção de conteúdo que em vendas, tem o intuito de trazer informações relevantes ao público que se interessa por determinado assunto, criando um vínculo com o leitor, gerando confiabilidade e conhecimento de determinada marca, o que estimula o crescimento a longo prazo.

Por ser flexível a newsletter pode se adaptar às necessidades de qualquer empresa. Por isso é um veículo de grande relevância interna e externa, sendo uma ferramenta de fácil acesso e com uma capacidade de alcance muito grande, e devido a sua capacidade de divulgação espontânea também se mostra eficiente no envio de comunicados urgentes, esclarecimentos de assuntos, anúncios importantes, etc.

Para poder atingir seu alvo, não se pode esquecer de seu layout, precisa oferecer um visual atraente, destacando imagens, cores vibrantes, aliado a informações relevantes com conteúdos enxutos, e uma linguagem menos formal, tudo isso ao mesmo tempo.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail